Afinal, como trocar um pneu? Siga as instruções da TireShop!
Se você for uma pessoa precavida, pode ser que você tenha uma seguradora que ofereça esse serviço no seu seguro, entretanto podem ocorrer situações em que você fique sem sinal no celular para contatar o resgate, ou você também pode não estar disposto a esperar a ajuda chegar. Portanto, se o seu carro não tiver pneus do tipo Run Flat, aprender a trocar um pneu é fundamental para que você consiga solucionar o problema e seguir com os seus compromissos.
E, para realizar essa tarefa, você vai precisar das seguintes ferramentas:
- triângulo sinalizador;
- macaco hidráulico;
- chave de roda;
-um estepe.
Normalmente, esses equipamentos já vêm com o veículo, com exceção da chave de roda, então, é importante providenciar uma para deixar disponível no seu carro.
Assim, com esses itens em mãos, siga o passo a passo a seguir:
Passo 01: estacione o veículo em um local seguro
Sempre que possível, procure estacionar o seu carro em um local indicado para estacionamento ou em um acostamento, caso você esteja em uma autoestrada. Afinal, existirão outros veículos passando por onde você estiver e é sempre bom ter o máximo de cuidado para evitar acidentes.
Então, não se esqueça de ligar o pisca-alerta e posicionar o triângulo sinalizador a uma distância de cerca 30 metros para avisar outros motoristas e se manter sempre seguro. É válido ressaltar que o triângulo reflexivo é um item de segurança obrigatório para situações como essas. Para posicioná-lo, lembre-se que quanto mais rápida for a via, mais longe ele deve estar.
Se houver mais pessoas com você, peça para que elas se resguardem em um local seguro.
Dê preferência para áreas iluminadas, planas e com espaço livre para que você possa efetuar a troca do pneu com tranquilidade. Caso o imprevisto aconteça à noite, você precisará utilizar uma lanterna para conseguir enxergar melhor para realizar a troca.
Passo 02: afrouxe um pouco as porcas da roda
Com o veículo ainda no chão (antes de usar o macaco), use a chave de roda para afrouxar um pouco as quatro porcas que seguram a roda no eixo do automóvel.
Para quem não tem tanta força nos braços, a dica é encaixar a chave de roda nas porcas e subir com um dos pés em cima dela, usando o peso do corpo progressivamente para afrouxá-las. Mas faça isso com cuidado, apoiando-se no veículo, e nunca pule na chave, afinal, é bem provável que ela escape e acerte sua canela ou outra parte do seu corpo, lesionando bastante o local.
Passo 03: use o macaco hidráulico para erguer o automóvel
O próximo passo é utilizar o macaco hidráulico para levantar o veículo e, assim, conseguir finalizar a retirar da roda com o pneu furado.
Para isso, posicione o macaco em um ponto de fixação indicado, próximo à roda que será trocada. Normalmente esse local é identificado por um triângulo na parte debaixo do assoalho. Na dúvida, busque no manual do seu veículo.
Não se esqueça de acionar o freio de mão e deixar o câmbio com a primeira marcha engatada para o carro não se movimentar. Então, comece a erguer o veículo lentamente até que ele fique com a borracha totalmente descolada do asfalto, com uns poucos centímetros a mais, para que caiba o estepe cheio.
Depois que o automóvel estiver erguido, posicione o estepe abaixo próximo ao macaco, abaixo do carro, já que ele serve de proteção caso o macaco ceda e o veículo caia.
Passo 04: troque as rodas e finalize a sua missão com sucesso
Então, com o carro levantado, termine de soltar as porcas dos parafusos, coloque-os em um local próximo e retire a roda com o pneu furado por completo.
A colocação do pneu novo é um pouco mais complexa. Alguns carros possuem pequenas guias no centro do tambor ou disco para que você consiga apoiar a roda, mas se o seu não tiver, será necessário colocar um pino guia temporário para facilitar a tarefa.
Então, encaixe o estepe corretamente e comece a apertar as porcas com as mãos, para que fique mais fácil quando for usar a chave de boca para terminar o aperto. Lembre de ir apertando aos poucos cada uma das porcas (e não apertar uma por vez até o final), visto que esse método garante a fixação ideal e evita que os parafusos empenem posteriormente, isto é, que os parafusos entortem com uma pressão desigual provocada pelas porcas.
Após apertar todos os parafusos, desça o carro até que o macaco se solte totalmente do fundo e o veículo esteja completamente apoiado no chão. Você ainda pode fazer um último aperto nas porcas, mas não suba na chave de roda, uma vez que, se o torque for exagerado, as roscas podem empenar ou até quebrar, dificultando uma próxima troca. Use somente a força dos seus braços.
Agora, seu veículo estará pronto para rodar novamente!
Vale reforçar que, apesar de ser algo comum, não recomendamos conserto em pneu em nenhuma hipótese, visto que ele perderá as características originais, representando um risco para o condutor, já que o equipamento pode falhar em algum momento.
Além disso, ainda que o estepe tenha as mesmas medidas dos outros pneus, ele deve ser usado temporariamente.
Então, o mais indicado a fazer é adquirir um pneu novo para ser instalado no seu carro, garantindo que a roda esteja com o equipamento ideal.
E aí, já está pronto(a) para efetuar a troca do seu pneu furado e não passar mais apuros nessas situações? Esperamos que sim. E, para saber mais sobre pneus e veículos, que tal tirar suas dúvidas sobre o estepe? Confira esse e outros conteúdos exclusivos aqui no blog TireShop!