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REVISÃO DO CARRO: COMO FUNCIONA? QUANDO FAZER?
Categoria: Informações Técnicas | 30 de Março de 2022

Manter a revisão do seu carro em dia é importante para sua segurança, seja você que adquiriu um veículo zero km ou seminovo. Existe uma certa frequência para fazer a revisão e, além de garantir a sua segurança, mantém as peças em boas condições e traz um diagnóstico de possíveis problemas no automóvel.

Confira todos os detalhes abaixo sobre a revisão de carro, quanto custa e qual o intervalo entre uma e outra!

Afinal, o que é a revisão de carro?

A revisão de carro nada mais é do que uma espécie de check-up, assim como fazemos com um médico. Nesse caso, é avaliado todos os principais componentes do veículo, sinalizando o que é preciso dar mais atenção durante a rodagem, quais peças são necessárias a troca e o que está em bom estado de conservação.

É passado também quais problemas o carro está enfrentando no momento e o que poderá afetar futuramente, ficando a cargo do proprietário do veículo se ele quer optar por fazer os serviços imediatamente.

A revisão de carro serve para manter seu veículo longe de qualquer risco mecânico ou elétrico durante a rodagem, principalmente em uma viagem. Não seria nada legal o carro apagar no meio de uma rodovia ou ter que dirigir no escuro, não é?

O que é feito em uma revisão de carro?

O obrigatório em toda revisão sempre será a troca do lubrificante ou do filtro de óleo. Mas existem outros componentes e partes do carro que merecem total atenção, como:

Óleo lubrificante

A troca do óleo lubrificante é uma das partes mais importantes da revisão de carro, já que o óleo é o produto responsável por lubrificar os componentes do motor e permitir que ele trabalhe na temperatura correta e quase sem atrito nenhum.

O lubrificante deve ser trocado a cada 10.000 km ou conforme o que a fabricante do veículo recomenda, seguindo as especificações recomendadas para o nível de viscosidade do produto.

Motor

O principal de um carro deve ter uma atenção especial, e por isso, existem diferentes métodos e tecnologias para fazer uma varredura completa. As concessionárias, e algumas oficinas, contam com um scanner que analisa desde a parte central eletrônica e do sistema de injeção de combustível.

Esse scanner traz informações relevantes, como o histórico de falhas, além de analisar se o veículo está rodando dentro dos seus parâmetros originais de funcionamento. Caso tenha algum defeito ou algo fora do normal, o scanner consegue detectar e mostrar o que precisa ser feito, economizando o tempo do mecânico e também do motorista.

Transmissão

No momento da revisão automotiva, dentro da transmissão é analisado componentes como caixa de câmbio, embreagem, retentores, rolamentos, semieixo e o diferencial. Além disso, o fluido de transmissão também é verificado, por mais que a validade para troca seja maior (40 mil km) dependendo do câmbio e do modelo do veículo.

Freios

Para a sua segurança e dos passageiros, são revisadas as pastilhas de freio e os discos. Aqui, é conferido se as pastilhas estão com sua espessura correta, que também é outro componente que deve ser trocado, mas a cada 20 mil km, assim como é feito na substituição do fluido do freio.

Correias e correntes

Para veículos que fazem o uso de correia dentada, que é a peça responsável pela sincronia do virabrequim e o eixo de comando das válvulas. Por isso, é extremamente importante checar regularmente para ver se não há sinais de ranhuras, desgaste ou ressecamento. Durante a revisão do carro, isso pode ser notificado pelo mecânico responsável.

Já para a corrente, a vida útil é um pouco maior do que as correias e, mesmo que seja difícil dar algum problema, também é importante verificar o componente e observar se há algum roletinho trincado ou com aparência de desgaste.

Velas

As velas de ignição são peças que ficam sujas ao longo do tempo, o que pode acabar prejudicando o desempenho, fazendo com que ele dê aqueles famosos "engasgos". Além disso, um conjunto de velas sujo pode acabar prejudicando o funcionamento do sensor de oxigênio, o que altera o consumo de combustível e o nível de emissões dos poluentes.

O conjunto de vela é normalmente trocado a cada 20 mil km, além de que é feita uma limpeza e regulagem dos eletrodos. Junto dessa revisão, as bobinas também devem ser revisadas. Aproveite para conferir o nosso post sobre como economizar combustível!

Filtros

Assim como o óleo lubrificante, o filtro do óleo deve ser trocado, e nem precisa ser somente na revisão, pode ser em qualquer troca de óleo rotineira. A troca ocorre primeiro no filtro de ar, que pode ser notada pela sujeira no seu estado.

Outro filtro a ser trocado é o de combustível, que evita certos tipos de resíduos entrarem no tanque de combustível ou na própria gasolina. E por último, é necessário fazer uma revisão no filtro de ar da cabine, que evita impurezas entrarem no interior do carro por meio do sistema de climatização.

Radiador e mangueiras

O radiador também é uma peça que entra na revisão de carro, para conferir se não há nenhum tipo de vazamento ou se é preciso limpar. Durante a revisão, a água é renovada e visto pelo mecânico se é necessário um aditivo.

Para as mangueiras, falamos das que auxiliam no sistema de resfriamento do motor, observadas para ver se há algum tipo de rachaduras ou ressecamento, o que pode acabar provocando vazamentos e atrapalhar no arrefecimento do motor, fazendo com que ele alcance altas temperaturas.

Parte elétrica

São analisados o alternador e o estado da bateria, além de conferir se a amperagem está correta para aquele veículo. Nesse mesmo instante, também é conferido se os faróis, luzes do painel, comandos de vidros e travas também estão funcionando.

Amortecedores

Outra parte importante da revisão de carro é a análise dos amortecedores e em qual estado se encontram. Por conta das condições das estradas brasileiras, é preciso uma atenção redobrada. É conferido as molas, buchas, batentes e bandeja da suspensão.

Pneus

Por último, na revisão automotiva, temos a análise dos pneus, tanto na parte externa quanto na interna. É conferido se não há nenhuma irregularidade, como pneus carecas, desgastes irregulares ou, até mesmo, bolhas nos pneus. Nesse caso, dependendo da situação dos pneus, pode ser melhor já fazer um alinhamento e balanceamento, ou então um rodízio dos pneus.

Quanto custa uma revisão completa?

Vai depender muito do modelo do seu veículo. Em carros mais populares, o preço pode variar entre R$ 350,00 a R$ 600,00. Já para carros mais caros ou luxuosos, a revisão pode ter um valor de R$ 500 e R$ 2.000,00.

Quantos km podem passar da revisão?

Depende muito do tipo do seu veículo e da forma como você roda com ele. Essa informação exata pode ser encontrada no manual do proprietário do veículo. Mas é geralmente feito a cada 1 ano ou então a cada 15 mil km rodados.

Gostou dessas informações? Esperamos que elas tenham tirado todas as suas dúvidas a respeito da revisão do seu carro e suas especificidades.

Confira também o nosso post sobre como trocar pneu, acreditamos que você pode se interessar em ler a respeito! Até mais!